SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4O percurso formativo de jovens na sociedade contemporâneaConsumo e obediência: a desarticulação da liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

MASSIMI, Marina. Persuasão e dinamismo psíquico: uma perspectiva multidisciplinar e histórica. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.4, pp. 467-476. ISSN 1678-5177.

Pretende-se evidenciar, numa perspectiva multidisciplinar e histórica, o processo que transformou o destinatário da persuasão - de sujeito ativo e crítico em consumidor passivo do produto. Na história da cultura ocidental, opõem-se duas concepções diversas do processo da persuasão: de um lado, entende-se que esta deva proporcionar uma experiência ao sujeito concebido como receptor ativo e intencional dos estímulos advindos do mundo externo, corpo vivente e espiritual (dotado de capacidade de juízo e decisão); do outro, vê-se a persuasão como indução de experiência num sujeito considerado como mero receptor passivo dos estímulos externos, corpo determinado pelo mecanismo das reações.

Palavras-chave : Persuasão; Dinamismo psíquico; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )