SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Cartografando estratégias de resistência construídas por educadores no cotidiano de trabalho numa escola de Vitória-ESPráticas de cura místico-religiosas, psicoterapia e subjetividade contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

NUNES, Tiago Ribeiro. O retorno do religioso na contemporaneidade. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.4, pp. 547-560. ISSN 1678-5177.

O presente trabalho pretende analisar os novos modos de relação, entre a civilização e o sagrado, que emergem no contexto da contemporaneidade. Partindo principalmente das formulações freudianas e lacanianas sobre o tema, nosso objetivo primordial ao longo deste artigo é estabelecer parâmetros para compreender a ocorrência do "retorno ao sagrado no exato momento em que a humanidade enfrenta crises cada vez mais profundas e permanentes. Tal empreendimento nos permitirá verificar até que ponto o fortalecimento dos movimentos religiosos pode ser considerado como uma das conseqüências da queda dos referenciais que se realiza na contemporaneidade.

Palavras-chave : Psicanálise; Razão; Religião e ciência; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )