SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Dreamed-lived bodies: the oneiric dimension of power in Foucault and its relation with the Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

SOLLERO-DE-CAMPOS, Flávia  and  WINOGRAD, Monah. Psicologia e Biologia: algumas interseções. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.1, pp. 11-30. ISSN 1678-5177.

São selecionados alguns conceitos relevantes para o entendimento da importância da biologia contemporânea para a psicologia com o objetivo de analisar as possibilidades de aproximação entre os dois campos. Para isso, primeiramente são apresentadas algumas questões teóricas, metodológicas e epistemológicas envolvidas na aproximação entre psicologia e biologia, que com frequência são negligenciadas. A seguir, faz-se um breve histórico dos desenvolvimentos da biologia e de algumas de suas apropriações de outros campos teóricos no decorrer do século XX. Após breve apresentação das aproximações teóricas já realizadas entre os dois campos de saber em questão, sugere-se que esse seria um primeiro passo para uma interlocução informada e interessada entre ambos os campos.

Keywords : Biologia; Psicologia; Interdisciplinaridade; Conexionismo.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )