SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Psychology and Biology: some IntersectionsJung, Mandala and Islamic Architecture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

SILVEIRA, Fernando de Almeida. Corpos sonhados-vividos: a dimensão onírica do poder em Michel Foucault e sua relação com a Psicologia. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.1, pp. 31-46. ISSN 1678-5177.

A obra de Michel Foucault destaca o corpo, “interpenetrado de história”, enquanto expressão das forças de poder e de saber, que se articulam estrategicamente, na história da sociedade ocidental. Na medida em que “o poder é um produtor de individualidade e que o indivíduo é uma produção do poder e do saber”, o corpo é uma peça dentro de um jogo de dominações e de submissões, presente em toda a rede social, no processo histórico de produção da subjetividade. Esta pesquisa analisa a dimensão onírica na genealogia de Foucault e visa verificar os efeitos históricos do poder e do saber na construção do imaginário subjetivo, através do corpo, em uma relação recíproca entre o campo da Psicologia e da Filosofia.

Keywords : Foucault, Michel, 1926-1984; Corpo; Alma; Sonho; Subjetivação.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )