SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Suicídios, Psicologia e vínculos: uma leitura psicossocialA elaboração do luto e as dificuldades de desligamento no pós-término de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

GOMES, Isabel Cristina  e  ZANETTI, Sandra Aparecida S.. Transmissão psíquica transgeracional e construção de subjetividade: relato de uma psicoterapia psicanalítica vincular1. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.1, pp. 93-108. ISSN 1678-5177.

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do conceito de transmissão psíquica entre gerações, especificamente de uma modalidade - a transmissão psíquica transgeracional - e sua influência na construção das subjetividades individuais e dos vínculos familiares, enfatizando-se aqui o vínculo mãe-filha como gerador de sintomas na criança e conflitos no âmbito familiar, através de um relato clínico de uma psicoterapia psicanalítica vincular, segundo os referenciais de Eiguer (2006) e Berenstein e Puget (1997, 2005). A apresentação do caso clínico permite discutir, ainda, a relação entre a transmissão psíquica transgeracional e o estabelecimento da “maternagem”, bem como os resultados obtidos ao longo de todo o processo psicoterápico. A finalidade desse espaço terapêutico familiar é a de propiciar transformações frente ao legado geracional, promovendo o surgimento de uma subjetividade nova, impulsionadora de vida.

Palavras-chave : Transmissão psíquica entre gerações; Subjetividade; Psicoterapia psicanalítica; Vínculo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )