SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Transmissão psíquica transgeracional e construção de subjetividade: relato de uma psicoterapia psicanalítica vincular1A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SAIGH, Yeda Alcide. A elaboração do luto e as dificuldades de desligamento no pós-término de análise. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.1, pp. 109-124. ISSN 1678-5177.

A autora discute as dificuldades do término das análises como equivalente a um estado de luto que tem características específicas, considerando, dentre outros conteúdos teóricos, o que diz Melanie Klein (1991): “o término de uma análise reativa no paciente situações mais arcaicas de separação e tem a natureza de uma experiência de desmame” (p. 65). Além disso, estuda também o luto pelo término no mundo dos analistas, considerando as análises didáticas e a especificidade dessa relação: os candidatos podem esperar manter relacionamento de colegas com seus analistas depois do término; mas os “pacientes comuns” típicos não podem contar com qualquer tipo de contato e, assim, é provável que sofram uma reação de luto muito mais intensa que os candidatos. Todas essas considerações contribuem para demonstrar que o luto é tema relevante, a ser considerado nos estudos psicanalíticos sobre o término e o pós-término das análises.

Palavras-chave : Psicanálise; Luto; Término da análise.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )