SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Algumas considerações sobre a fantasia em Freud e LacanAs críticas de Henri Bergson e de Maurice Merleau-Ponty aos enfoques materialistas do problema corpo-mente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

CHAGNON, Jean Yves. Os estados-limite nos trabalhos psicanalíticos franceses. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.2, pp. 173-192. ISSN 1678-5177.

Após uma breve introdução histórica e um esclarecimento terminológico, o quadro psicopatológico clássico das organizações-limite, descrito por Kernberg, está resumido tanto na sua dimensão clínica, estrutural, como genética. As diferentes correntes psicodinâmicas contemporâneas são lembradas; em seguida, os principais trabalhos psicanalíticos de língua francesa são apresentados, tanto a respeito dos adultos (Bergeret, Green) como das crianças e adolescentes (Diatkine, Mises, Jeammet). A especificidade teórica da psicanálise francesa, ligada tanto ao impulso como às relações de objeto, à intra-psíquica como ao intra-subjetivo, é destacada. Uma síntese atual (Brusset, Chabert) é proposta baseada em três problemáticas principais: a patologia do transtorno borderline e a falta de interioridade, a angústia da perda do objeto, as particularidades do conflito edipiano e o masoquismo. O peso das modificações psicossociais e culturais contemporâneas sobre as mudanças da psicopatologia é aqui evocada.

Palavras-chave : Distúrbio da personalidade borderline; Relações de objeto; Narcisismo; Masoquismo; Psicanálise; Psicoterapias psicanalíticas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )