SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A paralisia cerebral na adolescência: resultados de uma investigaçãoA transição para a paternidade: da gestação ao segundo mês de vida do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

DAMERGIAN, Sueli. Migração e referenciais identificatórios: linguagem e preconceito. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.2, pp. 251-268. ISSN 1678-5177.

A ausência de diálogos no mundo massificado impõe um discurso padronizado. Tenta-se eliminar as diferenças e os limites que estruturam as identidades são ameaçados. A violência desse mundo joga para a periferia grandes segmentos da população, condenados a viver em condições desumanas. Migrantes e imigrantes, desenraizados dos fundamentos de suas identidades, constituem parte expressiva dessa população. Grandes metrópoles, como São Paulo, são verdadeiros lócus do embate intercultural que os ameaça. Nossa discussão se apóia em trabalho de pesquisa anterior com crianças nordestinas em escolas paulistas - pudemos constatar o preconceito, a humilhação que atingem essa população. O ponto de partida para a humilhação é, quase sempre, sua linguagem regional, vista como errada e inadequada. A lingüística e a sociolingüística nos mostram o contrário. Entretanto, tudo que enraíza e fortalece a identidade é negado. A “barbárie civilizada” destrói desejo, sonhos, esperança, alteridade.

Palavras-chave : Migração; Referenciais identificatórios; Linguagem; Preconceito.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )