SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Migração e referenciais identificatórios: linguagem e preconceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

KROB, Adriane Diehl; PICCININI, Cesar Augusto  e  SILVA, Milena da Rosa. A transição para a paternidade: da gestação ao segundo mês de vida do bebê. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.2, pp. 269-291. ISSN 1678-5177.

O presente estudo longitudinal teve como objetivo compreender a transição para a paternidade, investigando as expectativas e sentimentos dos pais, durante a gestação, e a experiência da paternidade após o nascimento do bebê. Participaram do estudo 20 homens casados, primíparos, com idade entre 20 e 40 anos, entrevistados no final da gestação de sua esposa e dois meses após o nascimento do filho. A análise de conteúdo qualitativa das entrevistas revelou que a gestação foi vivida como emocionalmente intensa, marcada por alegria, ansiedade e conflitos. Preocupações com a saúde da esposa e do bebê e sentimentos de exclusão mostraram-se presentes. No segundo mês de vida do bebê, os pais relataram sentimentos positivos e satisfação, confirmando as expectativas construídas durante a gestação, embora o sentimento de exclusão persistisse. Já a participação nos cuidados do bebê não se mostrou tão efetiva quanto planejado, embora houvesse grande proximidade e afeto na relação pai-bebê.

Palavras-chave : Paternidade; Gestação; Relação pai-bebê.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )