SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Revisiting the functions of immaturity: a reflection on the concept’s relevance for Childhood EducationTwo-year-old children as co-constructors of culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho  and  CARVALHO, Ana Maria Almeida. Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.3, pp. 355-373. ISSN 1678-5177.

Estudando crianças de 19 a 31 meses, numa perspectiva sociointeracionista, exploram-se diferentes situações de brincadeira com o parceiro de idade que parecem instigar aquisições e aprendizagens. O brincar é concebido como um espaço privilegiado de observação pelo valor motivacional prevalente que tem para as crianças. Por meio da brincadeira, ou mesmo para brincar, a criança lança mão de diversas estratégias na tentativa de resolver seus problemas (introduzir-se em um arranjo social já configurado, dirimir um conflito; chamar a atenção do parceiro, tecer o enredo do episódio, conseguir um resultado semelhante com o mesmo objeto etc.). Com este trabalho pretendeu-se evidenciar a potencialidade de diversos caminhos de aprendizagem sobre eventos físicos quando as crianças lidam com objetos deixados à sua disposição. Nos episódios selecionados para análise foi possível identificar quatro dinâmicas interacionais que revelam estratégias utilizadas pelas crianças em ações cooperativas que podem conduzir a aprendizagens e evidenciam que, mesmo bem pequenas, elas refletem sobre suas próprias ações e as de seus parceiros. Discutem-se algumas implicações teóricas e educacionais dessas evidências.

Keywords : Brincadeiras; Interação criança-criança; Aprendizagem com parceiro.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )