SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Revisitando as funções da imaturidade: uma reflexão sobre a relevância do conceito na Educação InfantilCrianças de dois anos de idade como coconstrutoras de cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho  e  CARVALHO, Ana Maria Almeida. Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.3, pp. 355-373. ISSN 1678-5177.

Estudando crianças de 19 a 31 meses, numa perspectiva sociointeracionista, exploram-se diferentes situações de brincadeira com o parceiro de idade que parecem instigar aquisições e aprendizagens. O brincar é concebido como um espaço privilegiado de observação pelo valor motivacional prevalente que tem para as crianças. Por meio da brincadeira, ou mesmo para brincar, a criança lança mão de diversas estratégias na tentativa de resolver seus problemas (introduzir-se em um arranjo social já configurado, dirimir um conflito; chamar a atenção do parceiro, tecer o enredo do episódio, conseguir um resultado semelhante com o mesmo objeto etc.). Com este trabalho pretendeu-se evidenciar a potencialidade de diversos caminhos de aprendizagem sobre eventos físicos quando as crianças lidam com objetos deixados à sua disposição. Nos episódios selecionados para análise foi possível identificar quatro dinâmicas interacionais que revelam estratégias utilizadas pelas crianças em ações cooperativas que podem conduzir a aprendizagens e evidenciam que, mesmo bem pequenas, elas refletem sobre suas próprias ações e as de seus parceiros. Discutem-se algumas implicações teóricas e educacionais dessas evidências.

Palavras-chave : Brincadeiras; Interação criança-criança; Aprendizagem com parceiro.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )