SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A orientação profissional e as transformações no mundo do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SPARTA, Mônica. O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 1-11. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento da Orientação Profissional brasileira, desde suas origens até a atualidade. Inicialmente, é feita uma breve recapitulação histórica do desenvolvimento da Orientação Profissional no ambiente internacional. Em seguida, são descritos os fatos históricos de maior relevância para o nascimento e o desenvolvimento da Orientação Profissional em nosso país, as relações da Orientação Profissional brasileira com a Psicologia e a Orientação Educacional, os principais modelos teóricos sobre escolha profissional utilizados e desenvolvidos em nosso meio, a adaptação e criação de instrumentos para auxílio no processo de Orientação Profissional. Por fim, é traçado um panorama atual da Orientação Profissional no Brasil.

Palavras-chave : Orientação profissional; Aconselhamento de carreira; História da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License