SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2O desenvolvimento da orientação profissional no BrasilUm estudo preliminar sobre práticas em orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SPARTA, Mônica. A orientação profissional e as transformações no mundo do trabalho. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 13-19. ISSN 1984-7270.

Os objetivos deste artigo são fazer uma análise crítica das relações existentes entre as práticas de Orientação Profissional e a evolução das relações de trabalho na sociedade capitalista, bem como refletir sobre as repercussões na Orientação Profissional brasileira da atualidade. Inicialmente, é feita uma breve exposição sobre o conceito de trabalho ao longo da história humana. Em seguida, alguns comentários são feitos sobre a evolução do capitalismo e da sociedade industrial, com ênfase nas características do mundo do trabalho da sociedade contemporânea. Por fim, é discutido o papel do orientador profissional dentro na nova ordem social e econômica mundial.

Palavras-chave : Orientação profissional; Trabalho; Globalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License