SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A orientação profissional e as transformações no mundo do trabalhoA cooperação internacional: desafios e necessidades da orientação e do aconselhamento em face das mudanças mundiais no trabalho e na sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BONFIM, Talma Alzira; ESBROGEO, Marystella Carvalho  e  SOARES, Dulce Helena Penna. Um estudo preliminar sobre práticas em orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 21-34. ISSN 1984-7270.

Considerando as velozes transformações no mundo do trabalho, esta pesquisa objetiva descrever algumas práticas em Orientação Profissional no Brasil. Os sujeitos foram 84 participantes do IV Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. A amostra foi composta por 66 psicólogos e 18 pedagogos. Foi aplicado um questionário contendo quatro categorias de informações: (1) dados profissionais, (2) natureza da prática desenvolvida, (3) caracterização da clientela, e (4) necessidade e perspectivas neste campo de atividades. Os dados foram organizados em dois grupos: pedagogos e psicólogos; e tratados quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostram que os psicólogos atuam mais; algumas abordagens teóricas predominam e os orientandos são do sexo feminino e do ensino médio. Concluiu-se que são necessárias políticas públicas que viabilizem a capacitação do profissional, assim como, a implementação, manutenção e avaliação de projetos de orientação profissional em escolas, centros e instituições, ampliando o alcance das ações com grupos específicos da população.

Palavras-chave : Orientação profissional; Orientador brasileiro; Práticas em orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License