SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2Um estudo preliminar sobre práticas em orientação profissionalMaturidade vocacional e gênero: adaptação e uso do inventário brasileiro de desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

JENSCHKE, Bernhard. A cooperação internacional: desafios e necessidades da orientação e do aconselhamento em face das mudanças mundiais no trabalho e na sociedade. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 35-55. ISSN 1984-7270.

Esta Conferência discute a cooperação internacional, as necessidades da orientação e do aconselhamento em face das mudanças mundiais no trabalho e na sociedade. Aponta as conseqüências da globalização e do uso da tecnologia da informação e comunicação; seus impactos na vida social e pessoal do ser humano e os desafios da competição internacional. Isso gera a necessidade de educação continuada, recomendada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e, portanto, de orientação continuada, propondo que a carreira deve ser vista como uma relação que conecta vida pessoal e trabalho. Assim seu desenvolvimento deve se entendido como um processo que evolui ao longo da vida e requer aprender a tomar decisões e fazer transições manejando situações inesperadas da vida. Finalizando, afirma que governos e agências nacionais responsáveis pela promoção do desenvolvimento de recursos humanos devem assegurar os serviços de educação e orientação profissional necessários.

Palavras-chave : Cooperação internacional em orientação; Educação profissional; Orientação e aconselhamento; Educação continuada; Orientação continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License