SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1-2The international cooperation: challenges and needs for guidance and counseling to face the worldwide changes in work and societyPsychometric properties of the Professional Preferences Crystallization Inventory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

LOBATO, Carmem Regina Poli Sayão. Maturidade vocacional e gênero: adaptação e uso do inventário brasileiro de desenvolvimento profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 57-69. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste estudo foi investigar a maturidade vocacional de estudantes do Ensino Médio, em função do gênero e do sexo. Noventa e oito indivíduos (50 mulheres e 48 homens), entre 17 e 19 anos responderam ao Inventário Brasileiro de Desenvolvimento Profissional (IBDP), adaptado para uso no Brasil e que avalia a maturidade vocacional e ao Bem Sex Role Inventory, que avalia o gênero. Uma ANOVA revelou que há diferenças de sexo [F(1,97)=4,065; p<0,02] e de gênero [F(2,96)=5,024; p<0,03] na maturidade vocacional. Mulheres buscam mais informações sobre o mundo do trabalho do que os homens que, em contrapartida, planejam melhor suas carreiras. O planejamento da carreira, neste grupo, faz-se de acordo com os papéis sociais: masculino ou feminino. Os resultados revelam, ainda, que o Inventário de Desenvolvimento Profissional adaptado pode ser considerado um instrumento confiável para ser utilizado em pesquisa, para o planejamento e avaliação de orientação vocacional individual e grupal.

Keywords : Orientação vocacional; Maturidade vocacional; Gênero; Instrumentos de medida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License