SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A cooperação internacional: desafios e necessidades da orientação e do aconselhamento em face das mudanças mundiais no trabalho e na sociedadeVerificação de propriedades psicométricas do Inventário de Cristalização das Preferências Profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

LOBATO, Carmem Regina Poli Sayão. Maturidade vocacional e gênero: adaptação e uso do inventário brasileiro de desenvolvimento profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 57-69. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste estudo foi investigar a maturidade vocacional de estudantes do Ensino Médio, em função do gênero e do sexo. Noventa e oito indivíduos (50 mulheres e 48 homens), entre 17 e 19 anos responderam ao Inventário Brasileiro de Desenvolvimento Profissional (IBDP), adaptado para uso no Brasil e que avalia a maturidade vocacional e ao Bem Sex Role Inventory, que avalia o gênero. Uma ANOVA revelou que há diferenças de sexo [F(1,97)=4,065; p<0,02] e de gênero [F(2,96)=5,024; p<0,03] na maturidade vocacional. Mulheres buscam mais informações sobre o mundo do trabalho do que os homens que, em contrapartida, planejam melhor suas carreiras. O planejamento da carreira, neste grupo, faz-se de acordo com os papéis sociais: masculino ou feminino. Os resultados revelam, ainda, que o Inventário de Desenvolvimento Profissional adaptado pode ser considerado um instrumento confiável para ser utilizado em pesquisa, para o planejamento e avaliação de orientação vocacional individual e grupal.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Maturidade vocacional; Gênero; Instrumentos de medida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License