SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2Maturidade vocacional e gênero: adaptação e uso do inventário brasileiro de desenvolvimento profissionalA adaptação do BBT: Teste de Fotos de Profissões - para o contexto sociocultural brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MAROCCO, Armando  e  TETREAU, Bernard. Verificação de propriedades psicométricas do Inventário de Cristalização das Preferências Profissionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 71-86. ISSN 1984-7270.

O Inventário de Cristalização das Preferências Profissionais (ICPP) é um importante instrumento que avalia duas dimensões relacionadas à decisão de uma carreira e, conseqüentemente, ao desenvolvimento profissional. Esta pesquisa apresenta os passos de elaboração e as propriedades psicométricas do ICPP, obtidas com uma amostra de 487 estudantes de uma universidade privada do sul do Brasil, de ambos os sexos e com idades variando entre 17 e 51 anos ( = 22; 5% = 21,3; Mediana = 20; Moda = 19). Os resultados estão sistematicamente apresentados conforme suas dimensões teoricamente propostas. Os coeficientes alpha, para cada uma das duas dimensões estudadas, são altamente satisfatórios (a > 0,85). Tanto os resultados das análises fatoriais quanto as correlações item-item, item dimensão e item-escala total apóiam uma solução a dois fatores. Pesquisas são ainda necessárias a fim de continuar o estudo de outras importantes qualidades psicométricas.

Palavras-chave : Cristalização de preferências profissionais; Desenvolvimento vocacional; Propriedades psicométricas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License