SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2Verificação de propriedades psicométricas do Inventário de Cristalização das Preferências ProfissionaisA maturidade para a escolha profissional: uma comparação entre alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OKINO, Erika Tiemi Kato et al. A adaptação do BBT: Teste de Fotos de Profissões - para o contexto sociocultural brasileiro. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 87-96. ISSN 1984-7270.

O presente trabalho apresenta o processo de adaptação, para o contexto sociocultural brasileiro, do BBT - Teste de Fotos de Profissões, instrumento projetivo utilizado em Orientação Profissional. A forma masculina foi aplicada em 91 alunos do ensino médio e a forma feminina, em 100 alunas. A partir da análise das associações foi verificado que em 42 fotos (43%) da versão masculina e 47 fotos (49%) da versão feminina não foi confirmado o fator primário proposto por Achtnich. O processo de reelaboração dessas fotos incluiu: entrevistas com profissionais das diferentes atividades representadas, ensaios fotográficos, escolha das fotos mais adequadas e testagem em adolescentes. O material adaptado ao contexto sociocultural brasileiro, composto pelas fotos originais e reelaboradas, foi denominado BBT-Br.

Palavras-chave : BBT; Orientação vocacional / profissional; Padronização; Teste projetivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License