SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A adaptação do BBT: Teste de Fotos de Profissões - para o contexto sociocultural brasileiroVestibular: fatores geradores de ansiedade na “cena da prova” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

A maturidade para a escolha profissional: uma comparação entre alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 97-103. ISSN 1984-7270.

Esta pesquisa tem como objetivo comparar o nível de maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio, segundo o gênero e a série escolar. Aplicou-se a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional - EMEP a 506 alunos do ensino médio de uma escola particular da cidade de São Paulo. A EMEP é uma escala multifatorial composta de cinco subescalas: Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional. Os resultados mostraram que não existe diferença significativa na maturidade total, segundo o gênero. Entretanto, as moças mostraram-se mais responsáveis e independentes que os rapazes, enquanto que os rapazes mostraram possuir um maior conhecimento da realidade socioprofissional. Constatou-se ainda que o nível de maturidade para a escolha profissional aumenta progressivamente da primeira para a terceira série. Os resultados obtidos poderão servir de subsídios para a construção de projetos na área de orientação profissional, que visem estimular o desenvolvimento da maturidade para a escolha profissional.

Palavras-chave : Maturidade para a escolha profissional; Ensino médio; Gênero; Série escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License