SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A maturidade para a escolha profissional: uma comparação entre alunos do ensino médioInstrução superior e profissionalização feminina: as mães dos vestibulandos VUNESP e suas influências sobre as escolhas dos filhos (anos 80 x anos 90) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

D'AVILA, Geruza Tavares. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na “cena da prova”. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 105-116. ISSN 1984-7270.

O ingresso na universidade está condicionado a realização do Exame Vestibular. Dentre os candidatos, um grande número não é aprovado, mesmo reunindo todas as condições de “conhecimento da matéria”. A ansiedade pode estar dentre as causa da não aprovação. Esta pesquisa teve por objetivo investigar quais seriam os fatores capazes de gerar ansiedade nos candidatos ao Exame Vestibular. A pesquisa constou de dois momentos: 1) questionários preenchidos via Internet no mês antecedente ao exame, e, 2) entrevistas executadas nos dias de realização da prova. 398 sujeitos preencheram o formulário através do site do LIOP www.liop.ufsc.br Na segunda etapa, foram realizadas 151 entrevistas no período antecedente a realização das provas, sendo 50 no primeiro dia, 68 no segundo e 33 no terceiro dia. Os resultados, analisados qualitativamente, indicam que um mês antes da realização do exame os candidatos vivenciavam sentimentos de ansiedade e angústia, entretanto, na “cena da prova”, estes exteriorizaram despreocupação, podendo indicar a ocorrência da negação, como mecanismo de defesa, para poderem realizar a prova com mais tranqüilidade. Também foi atribuído ao medo da reprovação, e ao medo de decepcionar a família os motivos principais causadores da ansiedade no Vestibular.

Palavras-chave : Ansiedade; Vestibular; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License