SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2Vestibular: fatores geradores de ansiedade na “cena da prova”Demandas em orientação profissional: um estudo exploratório em escolas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FIAMENGUE, Elis Cristina. Instrução superior e profissionalização feminina: as mães dos vestibulandos VUNESP e suas influências sobre as escolhas dos filhos (anos 80 x anos 90). Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 117-139. ISSN 1984-7270.

Apresentamos, neste artigo, dados referentes à instrução e ocupação da mãe analisados na pesquisa “10 anos depois: UNESP - Diferentes perfis de candidatos para diferentes cursos (Estudos de variáveis de capital cultural)”, visando contribuir para o debate acerca das conquistas femininas e ainda discutir as influências das mães sobre as escolhas dos vestibulandos. Nossa perspectiva é a análise sociológica e buscamos apreender e compreender as transformações da sociedade brasileira a partir do fenômeno VESTIBULAR no intuito de fornecer subsídios adicionais para a reflexão da orientação profissional. A análise de dados quantitativos quando realizada de forma qualitativa, buscando estabelecer relações, pode fornecer pistas importantes acerca dos processos sociais.

Palavras-chave : Vestibular VUNESP; Influência materna; Escolhas profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License