SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2Instrução superior e profissionalização feminina: as mães dos vestibulandos VUNESP e suas influências sobre as escolhas dos filhos (anos 80 x anos 90)Trajetória Acadêmica e Satisfação com a Escolha Profissional de Universitários em Meio de Curso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

RIBEIRO, Marcelo Afonso. Demandas em orientação profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 141-151. ISSN 1984-7270.

O presente artigo apresenta um relato da pesquisa que visou identificar novas demandas em Orientação Profissional, através da caracterização de uma amostra de estudantes da 2ª e 3ª séries do ensino médio de escolas públicas da periferia da zona leste da cidade de São Paulo, para auxiliar na elaboração de novos modelos de atuação. A amostra foi caracterizada através do seu histórico profissional familiar (que sobredetermina seu futuro) e de sua demanda com relação ao mundo do trabalho (representações e aspirações futuras); levantados através de questionários, redação escrita sobre o futuro e grupos de Orientação Profissional. Os principais resultados apontam que é esperada uma orientação com relação à inserção imediata no mercado de trabalho e um auxílio no planejamento do seu projeto de vida profissional, sinalizando a necessidade de novos paradigmas no campo da Orientação Profissional em contraposição ao modelo tradicional de atendimento a vestibulandos.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Interesses vocacionais; Orientação educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License