SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Niveles de cristalización de preferencias profesionales en alumnos de enseñanza media índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

TALAVERA, Elvira Repetto et al. Competências internacionais para orientadores educacionais e vocacionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 1-14. ISSN 1984-7270.

Este trabalho objetiva descrever um projeto criado pela assembléia da Associação Internacional para a Orientação Educacional e Vocacional (AIOSP) em 1999 e aprovado em 2003. Os objetivos do projeto consistiram em: identificar as competências internacionais necessárias para o desempenho eficaz de orientadores educacionais e profissionais em diferentes contextos e países, a fim de propor recomendações para a capacitação dos práticos. Um Comitê Diretor foi organizado com especialistas de mais de 10 países. Um esboço inicial circulou entre os membros do Comitê e suas equipes. O modelo proposto define duas categorias de competências: as centrais, que são requeridas de tolos os práticos e as especializadas que podem ser necessárias dependendo do ambiente de trabalho do grupo de clientes e da especialização do orientador. As competências especializadas referem-se a: diagnóstico, orientação educacional, desenvolvimento de carreira, aconselhamento, administração da informação, consulta e coordenação, pesquisa e avaliação, gestão de programas e serviços, construção da capacidade da comunidade e colocação. Os autores propõem que as competências internacionais possam servir como linhas orientadoras e parâmetros para os países.

Palabras clave : Competências internacionais; Orientação educacional e profissional; Avaliação de programas e serviços.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License