SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Níveis de cristalização de preferências profissionais em alunos de ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

TALAVERA, Elvira Repetto et al. Competências internacionais para orientadores educacionais e vocacionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 1-14. ISSN 1984-7270.

Este trabalho objetiva descrever um projeto criado pela assembléia da Associação Internacional para a Orientação Educacional e Vocacional (AIOSP) em 1999 e aprovado em 2003. Os objetivos do projeto consistiram em: identificar as competências internacionais necessárias para o desempenho eficaz de orientadores educacionais e profissionais em diferentes contextos e países, a fim de propor recomendações para a capacitação dos práticos. Um Comitê Diretor foi organizado com especialistas de mais de 10 países. Um esboço inicial circulou entre os membros do Comitê e suas equipes. O modelo proposto define duas categorias de competências: as centrais, que são requeridas de tolos os práticos e as especializadas que podem ser necessárias dependendo do ambiente de trabalho do grupo de clientes e da especialização do orientador. As competências especializadas referem-se a: diagnóstico, orientação educacional, desenvolvimento de carreira, aconselhamento, administração da informação, consulta e coordenação, pesquisa e avaliação, gestão de programas e serviços, construção da capacidade da comunidade e colocação. Os autores propõem que as competências internacionais possam servir como linhas orientadoras e parâmetros para os países.

Palavras-chave : Competências internacionais; Orientação educacional e profissional; Avaliação de programas e serviços.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License