SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Competencias internacionales para los orientadores educativos y vocacionalesCambiando de opinión: análisis de un grupo de personas en situación de nueva elección profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide; WIETHAEUPER, Daniela  y  BARBOSA, Marcus Levi Lopes. Níveis de cristalização de preferências profissionais em alunos de ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 15-28. ISSN 1984-7270.

A cristalização de uma preferência profissional é entendida como uma das etapas do desenvolvimento de carreira. Pertence ao momento no qual o adolescente se engaja na conquista de sua identidade tendo como uma das tarefas desta fase, a formulação de idéias em relação ao campo e ao nível de atividades profissionais que lhe são convenientes. Esta pesquisa tem por objetivo verificar se existem diferenças nos níveis de cristalização segundo o sexo, a idade, o ano de instrução no ensino médio e, finalmente, o tipo de escola (se pública ou privada). Para tanto, uma amostra de 860 estudantes de ambos os sexos e com idades variando de 14 a 18 anos, do ensino médio, das redes pública e privada, foi convidada a responder a Escala de Avaliação Vocacional (EAV). Os resultados indicam existir apenas diferença significativa na variável tipo de escola. Uma das principais conclusões é que o jovem da rede pública poderá se ver forçado (por problemas de ordem financeira) a aceitar as oportunidades que aparecem, sem uma maior reflexão quanto a seus gostos e preferências no mundo do trabalho.

Palabras clave : Cristalização; Adolescência; Desenvolvimento de Carreira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License