SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Competências internacionais para orientadores educacionais e vocacionaisMudando de opinião: análise de um grupo de pessoas em condição de re-escolha profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide; WIETHAEUPER, Daniela  e  BARBOSA, Marcus Levi Lopes. Níveis de cristalização de preferências profissionais em alunos de ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 15-28. ISSN 1984-7270.

A cristalização de uma preferência profissional é entendida como uma das etapas do desenvolvimento de carreira. Pertence ao momento no qual o adolescente se engaja na conquista de sua identidade tendo como uma das tarefas desta fase, a formulação de idéias em relação ao campo e ao nível de atividades profissionais que lhe são convenientes. Esta pesquisa tem por objetivo verificar se existem diferenças nos níveis de cristalização segundo o sexo, a idade, o ano de instrução no ensino médio e, finalmente, o tipo de escola (se pública ou privada). Para tanto, uma amostra de 860 estudantes de ambos os sexos e com idades variando de 14 a 18 anos, do ensino médio, das redes pública e privada, foi convidada a responder a Escala de Avaliação Vocacional (EAV). Os resultados indicam existir apenas diferença significativa na variável tipo de escola. Uma das principais conclusões é que o jovem da rede pública poderá se ver forçado (por problemas de ordem financeira) a aceitar as oportunidades que aparecem, sem uma maior reflexão quanto a seus gostos e preferências no mundo do trabalho.

Palavras-chave : Cristalização; Adolescência; Desenvolvimento de Carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License