SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Níveis de cristalização de preferências profissionais em alunos de ensino médioEstou me formando... e agora?: Reflexões e perspectivas de jovens formandos universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MOURA, Cynthia Borges de  e  MENEZES, Mirtes Viviani. Mudando de opinião: análise de um grupo de pessoas em condição de re-escolha profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 29-45. ISSN 1984-7270.

Os altos índices de desistência nos cursos superiores evidenciam a importância de se conhecer as variáveis presentes na condição de insatisfação dos indivíduos com a opção realizada, com vistas não apenas ao atendimento desta população, mas também à prevenção deste quadro de alta evasão no nível superior. O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento preliminar da condição de pessoas que se diziam insatisfeitas com sua opção profissional, de forma a caracterizar tal população. Os participantes foram entrevistados individualmente e suas respostas foram gravadas, transcritas e categorizadas. Foram observadas quatro condições distintas dos sujeitos em relação à condição de re-escolha profissional. As similaridades e especificidades intergrupos e intragrupo permitiram caracterizar a população amostrada, e viabilizaram propostas para o delineamento e condução de programas de orientação específicos à condição de re-escolha profissional.

Palavras-chave : Re-escolha profissional; Orientação profissional; Redirecionamento de carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License