SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Estou me formando... e agora?: Reflexões e perspectivas de jovens formandos universitáriosOrientação profissional com crianças: uma contribuição à educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BAIOCCHI, Alexandre Collares  e  MAGALHAES, Mauro. Relações entre processos de comprometimento, entrincheiramento e motivação vital em carreiras profissionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 63-69. ISSN 1984-7270.

Esta pesquisa investigou relações entre comprometimento com a carreira, entrincheiramento de carreira e motivação vital. Este estudo verificou se o entrincheiramento e o comprometimento com a carreira diferenciam-se na sua relação com a motivação vital e examinou possibilidades de correlação entre estas variáveis. Participaram do estudo profissionais graduados em áreas diversas, empregados em instituição de ensino superior. Os sujeitos (58 homens e 54 mulheres) responderam a uma medida de comprometimento de carreira composta de três fatores: identidade, planejamento e resiliência; a uma medida de entrincheiramento de carreira composta de três fatores: custos emocionais, investimentos de carreira e percepção de alternativas; e a uma medida de motivação vital (PIL-test). A identidade de carreira mostrou-se relacionada aos custos emocionais de uma mudança e a limitação de alternativas de carreira mostrou-se inversamente correlacionada com o planejamento. Houve correlação baixa, mas significativa, entre comprometimento e entrincheiramento. A medida de motivação vital mostrou correlação elevada e positiva com o comprometimento com a carreira e nenhuma correlação com entrincheiramento. Os resultados sugerem que os construtos de entrincheiramento e comprometimento possuem aspectos tanto compartilhados quanto distintos. Novas pesquisas são recomendadas para o esclarecimento das relações entre estas variáveis.

Palavras-chave : Comprometimento de carreira; Entrincheiramento de carreira; Motivação vital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License