SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Relações entre processos de comprometimento, entrincheiramento e motivação vital em carreiras profissionaisCompreendendo as estratégias de sobrevivência de jovens antes e depois da internação na FEBEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PASQUALINI, Juliana Campregher; GARBULHO, Norma de Fátima  e  SCHUT, Tannie. Orientação profissional com crianças: uma contribuição à educação infantil. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 71-85. ISSN 1984-7270.

Na perspectiva da Psicologia Sócio-histórica, a idade pré-escolar é a fase em que a criança passa a reproduzir em seus jogos as funções sociais e a atividade do adulto, desvendando a realidade social em que está inserida, na qual o trabalho do adulto assume papel central. Compreendendo a relação homemtrabalho como objeto de estudo da Orientação Profissional, apresenta-se uma proposta de intervenção junto a crianças pré-escolares, discutindo as possíveis finalidades da Orientação Profissional infantil. Relata-se um projeto de intervenção desenvolvido com um grupo de crianças em uma creche pública, em que foram também realizados encontros com pais. Conclui-se que a Orientação Profissional desponta como importante contribuição para a Educação Infantil, favorecendo uma formação integral dos indivíduos, e que esta pode ser uma possível área de atuação do orientador profissional.

Palavras-chave : Orientação profissional com crianças; Educação infantil; Perspectiva sócio-histórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License