SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Orientação profissional com crianças: uma contribuição à educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ALMEIDA, Marília Mastrocolla de  e  SILVA, Rosalina Carvalho da. Compreendendo as estratégias de sobrevivência de jovens antes e depois da internação na FEBEM. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 82-102. ISSN 1984-7270.

Este artigo apresenta trajetórias de jovens e suas estratégias de sobrevivência utilizadas para obtenção de bens de consumo. O estudo foi realizado com 104 jovens internos em uma instituição (FEBEM) responsável pela aplicação da medida sócio-educativa de internação para jovens envolvidos em atos infracionais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas estruturadas. A análise descritiva foi realizada de acordo com o tipo de estratégia utilizada, a idade do jovem ao iniciar a atividade, o tempo de realização da mesma e os possíveis motivos para sua interrupção, as quantias em dinheiro recebidas e os seus destinos. Após a internação, a maioria dos jovens afirma que pretendia realizar atividades legais. Quando questionados sobre a possibilidade de escolha, muitos relataram o desejo de realizar atividades diferentes daquelas vivenciadas anteriormente. No entanto, eles deparam-se com poucas possibilidades de escolha decorrentes da falta de programas profissionalizantes interessantes, eficientes e dignificantes. Os resultados deste estudo podem contribuir com futuras discussões sobre políticas públicas.

Palavras-chave : Estratégias de sobrevivência; Adolescente autor de ato infracional; FEBEM.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License