SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Lo vocacional: una revisión críticaAlgunas propuestas de análisis del comportamiento para orientación profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

MAGALHAES, Mauro de Oliveira; MARTINUZZI, Verônica  y  TEIXEIRA, Marco Antônio P.. Relações entre estilos cognitivos e interesses vocacionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 11-20. ISSN 1984-7270.

Esta pesquisa investigou relações entre a teoria das personalidades vocacionais de J. Holland e a teoria da independência de campo de H. Witkin. Um teste de independência de campo e uma escala de interesses vocacionais foram aplicados a 186 estudantes (116 mulheres e 70 homens), com idades entre 16 e 18 anos. Os resultados mostraram diferenças entre os tipos de personalidade de Holland de acordo com a teoria da independência de campo. Sujeitos predominantemente investigativos obtiveram escores mais elevados em independência de campo do que os tipos artístico, social e convencional. Análises complementares indicaram que o grupo de sujeitos: realistas, investigativos e artísticos, obtiveram escores de independência de campo superiores ao do grupo de sujeitos sociais, empreendedores e convencionais. Estes resultados estão de acordo com a literatura, mostrando que as pessoas mais independentes de campo tendem a se interessar por áreas profissionais que exigem competências analíticas com ênfase no abstrato e no teórico, e baixo envolvimento interpessoal. Novas pesquisas fazem-se necessárias para replicar e expandir estes resultados.

Palabras clave : Interesses vocacionais; Estilos cognitivos; Independência de campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License