SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Relações entre estilos cognitivos e interesses vocacionaisA orientação profissional no contexto da educação e trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

IVATIUK, Ana Lucia  e  AMARAL, Vera Lucia Adami Raposo do. Algumas propostas da análise do comportamento para orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 21-29. ISSN 1984-7270.

A literatura científica sobre Orientação Profissional tem crescido muito nos últimos anos, e as mais diversas teorias psicológicas têm procurado estudar o assunto, entre elas a Análise do Comportamento. Este artigo teve por objetivo fazer um levantamento bibliográfico dos trabalhos de Orientação Profissional, identificando qual seria a relevância deste campo de pesquisa para a Análise do Comportamento. Para esta coleta de dados foi feito um levantamento bibliográfico, tanto nacional como internacional, no período entre 1975 e 2003, em fontes como periódicos, livros, teses e anais de eventos científicos relacionados às áreas envolvidas. A pesquisa não foi restrita apenas a um campo de atuação da Orientação Profissional, como primeira escolha ou reorientação de carreira, mas abrangeu também diferentes campos de atuação: escola, clínica e organizações. Como resultado, foram encontradas várias pesquisas sobre Orientação Profissional dentro do enfoque da Análise do Comportamento, apesar de ser em menor número quando comparados a outras orientações teóricas, sendo mais difundida no meio científico internacional.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Análise do comportamento; Tomada de decisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License