SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Algumas propostas da análise do comportamento para orientação profissionalImplicações psicossociais para o acidentado de trabalho reinserido no mercado de trabalho e desempregado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MELO-SILVA, Lucy Leal; LASSANCE, Maria Célia Pacheco  e  SOARES, Dulce Helena Penna. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 31-52. ISSN 1984-7270.

Este estudo, de natureza teórica e descritiva, objetiva refletir criticamente sobre algumas práticas instituídas em Orientação Profissional no Brasil, as trajetórias e os principais construtos teóricos que fundamentam os procedimentos de intervenção e que influenciam e são influenciados por políticas públicas - ou a ausência delas - nos processos educacionais e de produção. As informações foram obtidas por meio de publicações nacionais e de sites governamentais. A análise foi realizada a partir de cinco eixos temáticos: (1) marcos históricos da orientação profissional; (2) populações, temas e problemas recorrentes; (3) serviços de orientação profissional: organização, referenciais teórico-metodológicos e equipe técnica; (4) educação profissional, desenvolvimento da carreira, emprego e geração de renda; (5) tendências de evolução e necessidades. A sistematização de informações e as reflexões sobre os diferentes contextos e cenários de ações relativas a decisões sobre estudos e/ou o trabalho podem contribuir para a elaboração de políticas públicas.

Palavras-chave : Orientação profissional; Educação e trabalho; Carreira; Orientação vocacional; Orientação educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License