SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Psychosocial implications for people injured in work and reinserted in the job market and the unemployed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

BRESSAN, Elaine Luiza; GODOY, Ana Maura Azevedo de  and  LUNARDELLI, Maria Cristina Frollini. Saúde mental e trabalho: intervenções nas relações entre adolescentes trabalhadores e empresa. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 63-75. ISSN 1984-7270.

A intervenção com adolescentes trabalhadores configura-se como prática emergente do psicólogo organizacional. Este projeto, iniciado em 2002, em uma indústria do ramo gráfico e de papelaria do interior do Estado de São Paulo, tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde mental de adolescentes trabalhadores (entre 16 e 18 anos), por meio de intervenções nas relações de trabalho. Foram realizadas reuniões mensais na empresa, abordando os temas: Adolescência, Trabalho, Amizade, Relacionamento Interpessoal, Papel Educativo das Chefias e Políticas da Empresa. O espaço de discussão, reflexão e troca de experiências, propiciado aos adolescentes no trabalho, indica que este tem contribuído para que os mesmos expressem sentimentos; partilhem problemas da rotina de trabalho; compreendam os determinantes da natureza do trabalho que realizam; discutam interesses profissionais e planos para o futuro; vislumbrem a possibilidade, por meio de uma atuação coletiva, de propor intervenções nas relações de trabalho, envolvendo inclusive suas chefias.

Keywords : Adolescentes; Saúde mental; Relações de trabalho na administração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License