SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Implicaciones psicosociales para el accidentado en el trabajo, reincorporado al mercado de trabajo y desempleado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BRESSAN, Elaine Luiza; GODOY, Ana Maura Azevedo de  y  LUNARDELLI, Maria Cristina Frollini. Saúde mental e trabalho: intervenções nas relações entre adolescentes trabalhadores e empresa. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 63-75. ISSN 1984-7270.

A intervenção com adolescentes trabalhadores configura-se como prática emergente do psicólogo organizacional. Este projeto, iniciado em 2002, em uma indústria do ramo gráfico e de papelaria do interior do Estado de São Paulo, tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde mental de adolescentes trabalhadores (entre 16 e 18 anos), por meio de intervenções nas relações de trabalho. Foram realizadas reuniões mensais na empresa, abordando os temas: Adolescência, Trabalho, Amizade, Relacionamento Interpessoal, Papel Educativo das Chefias e Políticas da Empresa. O espaço de discussão, reflexão e troca de experiências, propiciado aos adolescentes no trabalho, indica que este tem contribuído para que os mesmos expressem sentimentos; partilhem problemas da rotina de trabalho; compreendam os determinantes da natureza do trabalho que realizam; discutam interesses profissionais e planos para o futuro; vislumbrem a possibilidade, por meio de uma atuação coletiva, de propor intervenções nas relações de trabalho, envolvendo inclusive suas chefias.

Palabras clave : Adolescentes; Saúde mental; Relações de trabalho na administração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License