SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Orientação profissional no Brasil: uma revisão histórica da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

NEIVA, Kathia Maria Costa; SILVA, Mariita Bertassoni; MIRANDA, Vera Regina  e  ESTEVES, Cristiano. Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 1-14. ISSN 1984-7270.

O objetivo desta pesquisa foi verificar se existem diferenças significativas no nível de maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio da cidade de Curitiba - PR, segundo o sexo, o tipo de escola, o turno de estudos (diurno ou noturno) e a série escolar do ensino médio. Para tanto, aplicou-se a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional - EMEP numa amostra de 950 alunos do ensino médio, provenientes de escolas públicas e particulares dessa cidade. Os resultados indicaram diferenças significativas na maturidade para a escolha profissional em função do sexo, do tipo de escola e da série escolar. As moças mostraram-se mais maduras do que os rapazes, os alunos de escola particular mostraramse mais maduros do que os de escola pública e os alunos da terceira série mais do que os de primeira série. Entretanto, não foram observadas diferenças significativas na maturidade para a escolha profissional, em função do turno de estudo dos alunos (diurno ou noturno).

Palavras-chave : Maturidade para a escolha profissional; Estudantes do ensino médio; Orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License