SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Vocational guidance in Brazil: a historic revision of scientific productionAdults with difficulties in work adjustment: broadening the scope of the developmental approach in career counseling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

MOURA, Cynthia Borges de et al. Avaliação de um programa comportamental de orientação profissional para adolescentes. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 25-40. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de um programa de Orientação Profissional segundo os pressupostos da Análise do Comportamento quanto à produção de mudanças comportamentais que indicassem avanços nas etapas de resolução do problema de escolha profissional. O programa constou de sessões estruturadas, focalizadas no desenvolvimento do autoconhecimento e do conhecimento das profissões. O repertório de entrada e saída dos adolescentes foi avaliado, assim como os componentes do programa. Os resultados mostraram que o programa propiciou redução no número de opções consideradas, assim como significativa melhora na maturidade para escolha e nas habilidades de tomada de decisão. Pôde-se concluir que o modelo proposto mostrou-se efetivo para auxiliar adolescentes a avançarem em seu processo de decisão profissional. A efetividade da adoção do enfoque behaviorista na proposição e implementação de um programa de Orientação Profissional parece promissora para a consolidação de uma nova forma de entender e atender a esta questão.

Keywords : Orientação profissional; Análise do comportamento; Adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License