SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Evaluation of a behavioral professional guidance program for adolescentsPreparing for retirement: the role of the psychologist in this context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

LASSANCE, Maria Célia Pacheco. Adultos com dificuldades de ajustamento ao trabalho: ampliando o enquadre da orientação vocacional de abordagem evolutiva. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 41-51. ISSN 1984-7270.

O presente artigo propõe um modelo de intervenção para orientação profissional de adultos a partir de uma abordagem evolutivo-cognitiva, utilizando técnicas derivadas da terapia cognitivo-comportamental. Contextualiza a importância do trabalho e do desempenho satisfatório do papel de trabalhador e sua integração com outros papéis da vida adulta. Apresenta a abordagem evolutivo-cognitiva e discute as relações entre disposições afetivas disfuncionais, tais como a ansiedade e a depressão, e a indecisão vocacional, distinguindo situações de indecisão e indecisividade. Finalmente, propõe um modelo de intervenção que inclua os aspectos afetivos subjacentes à indecisividade de forma a ampliar o enquadre tradicional da orientação profissional.

Keywords : Orientação profissional; Aconselhamento de adultos; Ajustamento profissional; Desenvolvimento vocacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License