SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Adultos con dificultades de adecuación al trabajo: ampliando el encuadre del aporte evolutivo en orientación vocacionalOrientación profesional online: un proyecto en construcción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

RODRIGUES, Milena; AYABE, Noelle Harumi; LUNARDELLI, Maria Cristina Frollini  y  CANEO, Luiz Carlos. A preparação para a aposentadoria: o papel do psicólogo frente a essa questão. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 53-62. ISSN 1984-7270.

O trabalho é a principal atividade do homem, visto que norteia e é integrante de sua identidade. Além disso, o trabalho é o principal regulador da vida, já que o sujeito organiza seus horários, relacionamentos familiares e sociais em função deste. Neste contexto, a aposentadoria, por representar a ruptura com o papel profissional formal, ao invés de ser vivenciada como um repouso merecido, pode ser uma situação ameaçadora do equilíbrio psicológico. Há que se destacar, entretanto, nuances e diferenças na significação e modos de enfrentamento, considerando-se a classe econômica e demais fatores culturais e sociais a que estão submetidos os trabalhadores. Compreendendo o papel do psicólogo nas organizações de trabalho enquanto profissional que atua na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, o objetivo deste artigo é propor programas de preparação para a aposentadoria para refletir alternativas de enfrentamento de questões de desgaste psíquico que podem ocorrer nessa fase.

Palabras clave : Significados do trabalho; Aposentadoria; Qualidade de vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License