SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Pedidos, problemas e processos: alguns dilemas da intervenção em consulta psicológica vocacionalEfetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: um olhar sobre suas trajetórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

NASCIMENTO, Inês  e  COIMBRA, Joaquim Luís. A escolha do foco de intervenção em consulta psicológica vocacional: contributos para uma perspectiva integradora da intervenção. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 15-30. ISSN 1984-7270.

A profunda ingerência dos acontecimentos e decisões relativas ao trabalho nas outras áreas da existência aponta cada vez mais para situações nas quais o domínio vocacional se mostra potencialmente gerador ou precipitador de crise em dimensões intrapsíquicas ou interpessoais do funcionamento psicológico. A existência dessas situações reforça também a perspectiva segundo a qual o grau de desenvolvimento psicológico do sistema pessoal poderá ser um factor significativo do sucesso dos indivíduos no confronto com os problemas e tarefas do seu itinerário vocacional. Face à grande probabilidade com que as problemáticas propriamente vocacionais aparecem associadas a desajustamentos desenvolvimentais gerais ou a perturbações emocionais e relacionais específicas, reflecte-se acerca das novas responsabilidades dos psicólogos que intervêm no desenvolvimento vocacional no que diz respeito ao planeamento de intervenções sensíveis e responsivas a necessidades dos clientes que transcendam o limite do vocacional, isto é, refletir sobre intervenções vocacionais integradoras e psicologicamente orientadas.

Palavras-chave : Consulta psicológica; Orientação vocacional; Foco de intervenção; Competência profissional; Comportamento ético.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License