SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A escolha do foco de intervenção em consulta psicológica vocacional: contributos para uma perspectiva integradora da intervençãoImportância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BASTOS, Juliana Curzi. Efetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: um olhar sobre suas trajetórias. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 31-43. ISSN 1984-7270.

Este trabalho objetivou investigar que fatores, relativos à trajetória educacional e profissional dos egressos do ensino médio público, foram determinantes para a efetivação ou não de suas escolhas profissionais. Para tanto, foram entrevistados dez egressos de duas escolas públicas, que concluíram o ensino médio no ano de 1997. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo. As conclusões dessa pesquisa indicam que os determinantes socioeconômicos representam o principal obstáculo para a concretização das opções profissionais dos sujeitos. Nesse sentido, é preciso relativizar o termo “escolha profissional”, visto que os jovens pertencentes às classes subalternas, dentro de uma sociedade capitalista, possuem graus muito limitados de liberdade de escolha, pois sua condição de classe muitas vezes os leva a percorrer caminhos em que a necessidade supera a própria vontade.

Palavras-chave : Escolha profissional; Determinantes socioeconômicos; Condição de classe.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License