SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Efectividad de elecciones profesionales de jóvenes originarios de la enseñanza pública: una mirada sobre sus trayectoriasEl proyecto profesional familiar como razón importante del abandono de la universidad: un estudio preliminar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

SPARTA, Mônica  y  GOMES, William B.. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 45-53. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste estudo foi investigar a importância atribuída pelos alunos do ensino médio ao ingresso na educação superior. A amostra foi composta por 659 alunos da terceira série do ensino médio de oito escolas públicas (50,1%) e particulares (49,9%) da cidade de Porto Alegre (RS), de ambos os sexos (54,8% de moças e 45,2% de rapazes) e com idades entre 15 e 23 anos (M=16,8; DP=0,85). Os resultados indicaram que 86,2 % dos jovens pretendem prestar vestibular depois da conclusão do ensino médio. Não foram encontradas diferenças significativas entre sexos, mas foram encontradas diferenças significativas entre tipos de escola (pública e particular) e nível de escolaridade parental (fundamental, médio e superior). Os resultados confirmam a educação superior como uma alternativa praticamente isolada para os alunos que chegam ao final do ensino médio.

Palabras clave : Ensino médio; Educação superior; Vestibular; Escolha profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License