SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2The family professional project as an important reason for university abandon: a preliminary study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

MAGALHAES, Mauro de Oliveira  and  GOMES, William Barbosa. Personalidades vocacionais, generatividade e carreira na vida adulta. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 71-79. ISSN 1984-7270.

A generatividade foi descrita por Erikson como a preocupação com o desenvolvimento da comunidade humana e o bem-estar das próximas gerações. Em nossa cultura, a atividade profissional é percebida como a forma mais significativa de contribuição individual para a sociedade. Esta pesquisa investigou relações entre generatividade e comportamentos relacionados à carreira profissional. Essa relação foi examinada em grupos definidos pelo tipo de interesse vocacional. Os sujeitos foram 733 profissionais (415 homens e 318 mulheres) com idades entre 25 e 65 anos e com, no mínimo, cinco anos de carreira profissional. Os sujeitos responderam a medidas de interesses vocacionais, generatividade, comprometimento com a carreira e entrincheiramento na carreira. A generatividade correlacionou positivamente com o comprometimento e negativamente com o entrincheiramento. Essas correlações se mostraram diferentes na dependência do tipo de interesse vocacional, revelando que fatores de personalidade podem mediar a relação entre generatividade e carreira.

Keywords : Generatividade; Carreira; Interesses vocacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License