SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Relación entre personalidades vocacionales y estilos interpersonales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

VIEIRA, Diana  y  COIMBRA, Joaquim Luís. Sucesso na transição escola-trabalho: a percepção de finalistas do ensino superior português. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 1-10. ISSN 1984-7270.

A complexidade do mundo do trabalho, associada à sua permanente instabilidade, vem desafiar as formas tradicionais de encarar a transição efectiva dos estudantes para o mundo do trabalho. De facto, nesta conjuntura actual, de que forma poderemos avaliar o sucesso/insucesso da transição dos diplomados do ensino superior para o trabalho? Com base em que critérios? Conseguir um emprego? Ser remunerado economicamente pelos trabalhos desenvolvidos? Estar satisfeito com a sua situação laboral? Atribuir um sentido de utilidade e de avanço na carreira às actividades desenvolvidas? A partir de uma revisão da literatura, teórica e empírica, procura-se sistematizar de que forma a transição efectiva dos estudantes do ensino superior para o mundo do trabalho tem sido conceptualizada e operacionalizada. Posteriormente é apresentado um estudo qualitativo e exploratório, efectuado junto de finalistas do ensino superior, com o objectivo de analisar os significados atribuídos por estes jovens ao sucesso na transição escola-trabalho.

Palabras clave : Ensino superior; Transição escola-trabalho; Desenvolvimento de carreira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License