SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Sucesso na transição escola-trabalho: a percepção de finalistas do ensino superior portuguêsNíveis de interesses profissionais em soldados do Exército Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MAGALHAES, Mauro de Oliveira. Relation between vocational personalities and interpersonal styles. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 11-22. ISSN 1984-7270.

De acordo com J. Holland, a escolha vocacional é uma expressão da personalidade, e os membros de uma ocupação possuem personalidades semelhantes. Estas personalidades podem ser de seis tipos: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional. Segundo a teoria, sujeitos de um mesmo tipo respondem de maneira semelhante a muitas situações e problemas, e criam ambientes interpessoais característicos. Os estilos interpessoais são as estratégias utilizadas pelos indivíduos para ter influência e solucionar problemas no âmbito grupal. Esta pesquisa investigou diferenças de estilos interpessoais relacionadas ao tipo de interesse vocacional. Foram aplicadas medidas de estilos interpessoais e de interesses vocacionais a 393 estudantes universitários, de ambos os sexos, com idades entre 19 e 34 anos. As ANOVAS mostraram diferenças de estilo interpessoal entre os grupos definidos pelo tipo de personalidade vocacional, e sugerem que as inclinações vocacionais estão associadas à preferência por determinados papéis na interação social.

Palavras-chave : Professional interests; Personality; Interpersonal styles.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License