SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Relação entre personalidades vocacionais e estilos interpessoaisA escolha profissional entre os bombeiros militares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BALBINOTTI, Marcos A. A.; VALENTINI, Felipe  e  CANDIDO, Marcelo de Oliveira. Níveis de interesses profissionais em soldados do Exército Brasileiro. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 23-36. ISSN 1984-7270.

Este trabalho investiga o perfil de interesses profissionais de soldados do Exército Brasileiro e diferenças médias para cada Tipo de Personalidade Vocacional por Faixa Etária. Uma amostra de 352 soldados, com idades entre 18 e 32 anos e oriundos de várias localidades do estado do Rio Grande do Sul, responderam ao Inventário Tipológico de Interesses Profissionais (ITIP-156). A partir dos procedimentos éticos e metodológicos, os resultados indicam que os soldados investigados manifestam níveis mais elevados de interesses profissionais nas seguintes personalidades vocacionais: Empreendedor, Convencional e Social (ECS), nessa ordem. Também indicam existir diferenças significativas (p < 0,05) na média do tipo Social (p = 0,046), em função de suas faixas etárias. Limitações são apresentadas e discutidas. Novos estudos devem ser conduzidos a fim de aprofundar este tema.

Palavras-chave : Interesses profissionais; Perfil de personalidade; Soldados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License