SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Levels of professional interests in soldiers of the Brazilian ArmySocial representations in construction about university entrance exams by students of a rural free preparatory course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

NATIVIDADE, Michelle Regina da  and  BRASIL, Vanderlei. A escolha profissional entre os bombeiros militares. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 37-43. ISSN 1984-7270.

Este artigo tem como foco a compreensão que os Bombeiros Militares da região da Grande Florianópolis têm sobre sua escolha profissional. Optou-se pelo estudo dessa profissão em decorrência da sua importância no contexto da segurança pública. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo. A obtenção e a análise dos dados foram realizadas quantitativa e qualitativamente. Os participantes da pesquisa foram os Praças da 1ª e 2ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sendo esta população constituída por 391 sujeitos, dos quais 266 responderam ao questionário semi-aberto. Foi possível concluir que os fatores que mais influenciaram na escolha profissional foram relativos ao conteúdo da profissão e a casualidade. Evidenciou-se, também, que a escolha profissional e a ocupação são fatores fundamentais na constituição da identidade do sujeito.

Keywords : Escolha profissional; Bombeiro militar; Identidade profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License