SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Níveis de interesses profissionais em soldados do Exército BrasileiroRepresentações sociais em formação sobre os vestibulares dos estudantes de um cursinho comunitário na zona rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

NATIVIDADE, Michelle Regina da  e  BRASIL, Vanderlei. A escolha profissional entre os bombeiros militares. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 37-43. ISSN 1984-7270.

Este artigo tem como foco a compreensão que os Bombeiros Militares da região da Grande Florianópolis têm sobre sua escolha profissional. Optou-se pelo estudo dessa profissão em decorrência da sua importância no contexto da segurança pública. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo. A obtenção e a análise dos dados foram realizadas quantitativa e qualitativamente. Os participantes da pesquisa foram os Praças da 1ª e 2ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sendo esta população constituída por 391 sujeitos, dos quais 266 responderam ao questionário semi-aberto. Foi possível concluir que os fatores que mais influenciaram na escolha profissional foram relativos ao conteúdo da profissão e a casualidade. Evidenciou-se, também, que a escolha profissional e a ocupação são fatores fundamentais na constituição da identidade do sujeito.

Palavras-chave : Escolha profissional; Bombeiro militar; Identidade profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License