SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A escolha profissional entre os bombeiros militaresContribuições da terapia familiar sistêmica para a escolha profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta  e  ONOFRE, Silvana Aparecida. Representações sociais em formação sobre os vestibulares dos estudantes de um cursinho comunitário na zona rural. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 45-55. ISSN 1984-7270.

Discutem-se representações sociais enfocando a juventude rural num cursinho preparatório para vestibular, com base nos conceitos de ancoragem e objetivação de Moscovici. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semidiretivas e redações analisadas à luz da Teoria das Representações Sociais. Os resultados mostram a força do aspecto afetivo-cognitivo na expressão de algumas dessas representações percebidas como em formação. As representações sociais dos jovens rurais se formam diretamente ancoradas nas representações sociais da sociedade urbanizada e algumas apenas as repetem. Observaram-se contradições entre o universo consensual dos participantes e os estudos científicos sobre os temas propostos, o que não impediu intersecções entre eles. O exame vestibular nunca é representado como responsável pelo insucesso que é sempre explicado a partir das deficiências da escola pública. Considerando que estudantes do ensino médio particular também experimentam insucessos os resultados remetem à questão da Ideologia.

Palavras-chave : Representações sociais; Vestibulares; Cursinho comunitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License